Inovação, conhecimento e informação = competitividade

Em tempos de crise, o profissional da informação precisa dominar alguns assuntos para ter uma boa colocação no mercado de trabalho. Não é de hoje que os bibliotecários estão saindo de bibliotecas tradicionais para trabalhar em empresas, startups, escritórios de inteligência competitiva, entre outros. É inegável o nosso domínio sobre o lidar com a informação, em um mundo competitivo, é fundamental que empresas reconheçam a nossa importância neste contexto. Algumas empresas como a Natura, já contrataram bibliotecários para auxilia-los no trabalho de gestão do conhecimento e inovação.

A inovação, o conhecimento e a informação formam, sem exclusão, o tripé fundamental para a competitividade de qualquer organização. Para toda e qualquer organização nos diversos setores de atividade econômica, a inovação é reconhecidamente um fator determinante para a competitividade.

Na busca por contemplar diferentes maneiras de inovar, a literatura sobre o tema apresenta classificações variadas para o termo, tais como:

Inovação incremental: denominada incremental, se caracteriza pela variação de um produto e/ou serviço já existente, no qual novos atributos são adicionados a este.

Inovação semirradical: designada como inovação semirradical, se caracteriza pela modificação nos produtos e/ou serviços, porém mantendo a continuidade dos padrões já existentes.

Inovação radical: se distingue das demais pela proposição de produtos e/ou serviços totalmente novos, incidindo na construção de uma nova infraestrutura.

Toda inovação, independente da classificação, traz em sua essência a geração, uso e assimilação de conhecimentos e, consequentemente, também de informações. Apesar dessa constatação, essa não é uma realidade para muitos resultados de inovação que se apresentam aquém do esperado pelas empresas. Isso acontece porque em muitas situações a empresa procura investir e fazer acontecer a inovação para novos produtos e/ou serviços, porém sem dominar os conceitos necessários para o desenvolvimento do processo.

Problema: falta de conhecimento

O conhecimento é um recurso econômico que aplicado à empresa possibilita a criação de novas estratégias competitivas, inovação de produtos e serviços, bem como melhorias na solução de problemas. O esforço das empresas para tratar o conhecimento como um recurso gerenciável dá-se, principalmente, pelo fato dos Recursos Humanos, entendidos como Capital Intelectual, deterem parte significativa do conhecimento que diz respeito à organização e que por meio do compartilhamento do conhecimento podem contribuir para a produtividade e desempenho da organização.

Criar conhecimento

A construção do conhecimento acontece dentro de uma comunicação cujo fluxo se caracteriza pela troca de informação, ou seja, pela troca de conteúdos significativos entre um emissor e um receptor. No intercâmbio de informações, esse entendimento evidencia um caráter extremamente subjetivo relacionado com os processos cognitivos do emissor e do receptor da mensagem que, entre outras coisas, corrobora para uma situação peculiar no processo de recepção da informação: a liberdade do indivíduo selecionar a mensagem que considerar relevante.

Fonte

Esta entrada foi publicada em Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Competitividade, Compreensão da informação, Conhecimento, Conteúdo, Empreendedorismo, Gestão da informação, Gestão do conhecimento, Informação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.