Todo edital de concurso para Biblioteconomia possui algumas normas da ABNT no conteúdo que vai cair nas provas. A norma ABNT 6032 que fala da abreviação de títulos é uma das que quase sempre cai, portanto o Portal do Bibliotecário apresenta um breve resumo de tudo que você precisa fazer para acertar a próxima questão que cair na prova do órgão que você está focando. Bons estudos!
Condições gerais
Quando se tratar de bibliografias, estas devem ser precedidas por uma lista contendo as abreviaturas dos periódicos e respectivos títulos completos, local de publicação e, opcionalmente, editores e endereços.
Regras de abreviação
O método normal de abreviação consiste em suprimir o final das palavras, substituído por um ponto.
Não se abreviam palavras de menos de cinco letras, salvo as mencionadas na lista de abreviaturas.
Apenas em casos excepcionais, nas abreviaturas de uso corrente, admitem-se abreviaturas por contração (supressão de letras no meio da palavra).
P.ex.:
Companhia= Cia.
Doutor = Dr.
Abreviam-se os substantivos terminados pelos sufixos “logia”, “grafia”, “nomia”, ou seus derivados, até as letras l, gr e n, iniciais dos sufixos, salvo se houver referência explícita em contrário na lista de abreviaturas.
P.ex.:
Revista Brasileira de Biologia = R. bras. Biol.
Revista Brasileira de Geografia = R. bras. Geogr.
Revista Brasileira de Economia = R. bras. Econ.
Só se indica o plural das palavras em caso de necessidade. Acrescentam-se à abreviatura do singular um traço-de-união e a última letra da forma plural. Não se usa o ponto neste caso.
P.ex.:
Revista da Federação das Academias de Letras = R.
Fed. Acad-s Letras
Abreviam-se preferencialmente de maneira idêntica os vocábulos de línguas
Fonte: NBR6032 ABNT
Open modal