SEO: uma breve introdução

Estamos vendo cada vez mais novas necessidades no mercado de trabalho. Oportunidades que o bibliotecário pode aproveitar! Uma delas é o especialista em SEO (Search Engine Optimization).

O que é?

Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca.

Por que?

Estar em uma posição de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores é essencial para a divulgação de um site e é com a aplicação das técnicas de SEO que você consegue isso.

Tipos de busca

  • Busca Orgânica: segmento do marketing de busca que trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, por exemplo. É nessa categoria que as estratégias de SEO – Search Engine Optimization surgem como forma de divulgação de um site.
  • Links Patrocinados: segmento do Search Engine Marketing que trata exclusivamente dos resultados pagos conseguidos através de ferramentas como o Google AdWords.

O objetivo maior de qualquer estratégia de search marketing é conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites ou através de programas como o Google AdWords, os anúncios no Google, e outros oferecidos por buscadores como o Bing.

Cada uma dessas dimensões do marketing de busca, possui um conjunto de técnicas e se aplica a um determinado momento ou situação. Não há como dizer que uma é mais importante do que a outra, pois cada uma é responsável pela satisfação de uma determinada necessidade em termos de marketing digital.

Qual o critério do Google para determinar a relevância de um site ou página?

No estudo de SEO, especialidade do marketing digital que trabalha com estes fatores, concentramos nossos esforços em três princípios:

  • Reputação: conceito técnico que o site tem junto ao Google e envolve questões como estrutura do site, desempenho, segurança e tecnologias aplicadas;
  • Autoridade: relevância que o site possui dentro de um determinado campo semântico e outros critérios de qualidade estabelecidos pelo buscador;
  • Popularidade: medida que expressa o conceito que um site tem junto aos outros sites na Internet, medido pela quantidade de links de qualidade que apontam para ele.

Para entender como o Google classifica os sites é preciso alinhar estes três princípios no sentido de fortalecer o site e dessa forma conquistar as posições de destaques nas páginas de respostas.

Referência

Esta entrada foi publicada em Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Busca, Busca semântica, Ciência da Informação, Informação, Marketing, Mercado de trabalho, Motor de busca, Profissão, Profissional da Informação, Recuperação da informação, Tecnologia, Tecnologia da informação e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.