Depois de muito tempo, me deparei com uma demanda: elaborar uma ficha catalográfica de uma publicação aqui no meu trabalho. Como fazia muito tempo que não produzia uma ficha, fui pesquisar as normas e achei vários sites com as informações necessárias para elaboração de fichas catalográficas.
1. Tamanho
A ficha catalográfica deverá ter como dimensão 12,5cm de largura e 7,5cm de comprimento, formatada em uma moldura simples, fechada dos quatro lados.
Caso haja grande número de informações e o tamanho da ficha não seja suficiente, pode-se aumentar o tamanho da mesma, porém, mantendo-se o limite de 13cm de largura e 8,5cm de altura
2. Fonte
O tipo da fonte deverá ser a mesma utilizada na obra, Times New Roman ou Arial. O tamanho da fonte deverá ser 10.
3. Espaçamento:
O espaçamento entre linhas deverá ser de 1cm (simples). Salvo quando a regra indicar outros espaçamentos.
Deve-se deixar um espaço simples em branco antes de inserir o número referente à classificação do autor (Cutter).
Depois, deve-se dar outro espaço em branco simples para iniciar o ponto de acesso principal.
O espaço da margem esquerda para o início do ponto de acesso principal deverá ser de 9 (nove) espaços.
4. Lembrete útil:
Todas as fichas catalográficas deverão ser precedidas da seguinte informação, inserida imediatamente acima da ficha: Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP). A ficha catalográfica NÃO deve ser justificada.
A maioria dessas informações retirei deste DOCUMENTO de diretrizes feito pela bibliotecária Sheila da UFMT, documento completo e bem escrito, quem quiser aprofundar no assunto basta acessar, é público.