Close

Janeiro 8, 2018

Biblioteca Pública recebe prêmio nacional por trabalho social comunitário

portal do bibliotecário, Biblioteca Pública recebe prêmio nacional por trabalho social comunitário

Com uma meta inicial de 25 estudantes, a Biblioteca Pública de Rio Branco fechou o ano com a qualificação de 30 jovens que estavam sem estudar e fora do mercado de trabalho. O resultado originou numa premiação nacional ofertada pelo Programa Conecta Biblioteca.

Ao todo, 94 bibliotecas do Brasil concorreram à premiação. Os cursos online foram realizados por meio do projeto Conecta Biblioteca. Que é promovida pela ONG Recode e Caravana Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Durante a formação, os jovens tiveram acesso a conhecimentos tecnológicos. Neste período, o programa também assegurou a formação continuada dos profissionais e bibliotecários, estimulando-os a aprofundarem seu papel como agentes de transformação social.

Biblioteca pública do Acre

O Acre participa do programa desde 2016. Quando apenas 20 instituições de leitura do Brasil estavam sendo contempladas. Os resultados graduais credenciaram a participação da Biblioteca Pública de Rio Branco. Na segunda fase do projeto, em 2017, bem como o ingresso das bibliotecas de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

O que a gente comemora muito é ver esses jovens com uma bagagem de conhecimento, formados, com reconhecimento do Ministério da Educação e opção de trabalho. Eram jovens que não estavam estudando e nem estavam inseridos no mercado. Agora, possuem nova perspectiva de vida?, salientou Helena Carloni, coordenadora da Biblioteca Pública de Rio Branco.

Para 2018, a coordenadora projeta a inserção de novas instituições de leitura do Acre no Programa Conecta Biblioteca. ?Em 2016 apenas a Biblioteca de Rio Branco estava inserida, em 2017 incluímos a de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Para este ano, acreditamos inserir outras mais?, afirmou.

Conecta Biblioteca

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

Visa aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação.

Fonte: [1]